POR QUE A MANUTENÇÃO PREVENTIVA É TÃO IMPORTANTE?
A importância do equipamento no canteiro de obras já é conhecida. Mas, tão importante quanto possuir um equipamento de tamanha estrutura e capacidade, é a manutenção de cuidados para com o mesmo.
A manutenção preventiva garante ao equipamento segurança, durabilidade e economia. Ao pensar em um equipamento tão robusto, deve-se ter em mente que preservar seu estado de conservação é tão rentável quanto o papel que o equipamento desempenha na obra. As gruas auxiliam na construção civil de maneira muito eficaz, tendo como retorno produtividade, rentabilidade, segurança e agilidade, o que acaba tornando-a indispensável.
Conforme as normas de segurança, a manutenção preventiva na grua deve ser realizada de forma mensal, seguindo um cronograma, o plano de manutenção preventiva, que deve mantido junto com o Livro de Inspeção. Neste plano, consta a periodicidade das inspeções, sendo diárias, semanais, mensais, contando com o auxílio do operador e sinaleiro da grua, juntamente com o técnico responsável pela execução do serviço.
O trabalho executado na manutenção preventiva, deve ser realizado por um profissional devidamente habilitado, dentro das normas regulamentadoras, que siga à risca o plano desenvolvido. O serviço inclui desde revisão de toda parte estrutural do equipamento, lubrificação de engrenagens e rolamentos, apertamento dos parafusos, inspeção de todos os componentes e cabeamento, bem como realização do Teste de Carga.
A manutenção preventiva serve para antecipar um possível problemas, evitando assim que o equipamento danifique em meio a execução do serviço, vindo a oferecer riscos à obra, como também atrasos e prejuízos à construtora.